terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Primeiras atividades

Na segunda-feira, 16.01, iniciamos nossa aproximação com os Professores e Alunos da Escola João XXIII. Dia do início do ano letivo de 2012 em todo país, observamos que "o clima de volta às aulas estava carregado de empolgação", relata a voluntária Fabiana. Muito semelhante ao Brasil, é momento de acolhida, organização das classes (turmas) e, como não poderia deixar de ser, fomos as atrações internacionais para aproximadamente 1000 alunos no turno da manhã. Depois da apresentação dos professores da escola, de orientações disciplinares, o grupo de voluntários foi apresentado e o animador de pastoral do Unilasalle, Luiz Carlos Selbach conduziu uma dinâmica de integração que envolveu os alunos e demais voluntários e, na sequência, o voluntário Rafael Martins conduziu uma aula de ginástica geral com algumas dinâmicas. Rafael conta que "ficou emocionado com troca da experiência. Dinamizar uma atividade com um grande público como fizemos e ainda mais, desconhecido, foi desafiador e gratificante."

Na tarde, acompanhamos de forma mais discreta as aulas das classes iniciais. Na noite, realizamos uma reunião formal de planejamento e integração do grupo. Foi uma noite de muita emoção principalmente por termos assistidos depoimentos dos familiares. Sobre o conjunto desta reunião, a voluntária Michele D'Ávila comentou a seguinte frase "Que a emoção conceba nossas práticas".

Um comentário:

1. Bom dia colegas Lassalistas! Parabéns pelo trabalho de vocês em Moçambique. Eu estou acompanhando de pertinho passo a passo. Estou feliz, gostaria de estar com vocês participando dessa alegria contagiante nos olhares das crianças e adultos. Muita energia e saúde para vocês. Continuem distribuindo sempre essa energia e esperança gostosa que tanto esse povo precisa. Um grande abraço com carinho Luciane/SERCA UNILASALLE