terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O acolhimento vem antes das palavras

"Ao chegarmos em Moçambique nos surpreendemos ao ver que o sorriso estampado no rosto de cada criança representa que a vida insiste em existir onde quer que ela esteja". Este depoimento do voluntário do curso de Psicologia Ronaldo Silva Lopes, consegue exprimir um sentimento coletivo que nos envolve.

Hoje, terça-feira, acompanhamos as tarefas de diversos setores da Escola João XXIII e já iniciamos de forma mais próxima as intervenções a partir da área que cada um ficou responsável de trabalhar. Além das ideias já preparadas, outros projetos estão brotando, inclusive o início do trabalho das discussões sobre meio ambiente, ecologia e cuidado com o lixo.

Nesta tarde, quando estiver amanhecendo no Brasil, iniciaremos nossa aproximação com as crianças e adolescentes do Centro de Assistência Social La Salle, um pouco mais distante da residência. Situado numa região mais pobre de Beira. Antes deste espaço, as crianças estavam na rua, sem atividades. Muitas das crianças atendidas são órfãs, com problemas de saúde e, entre estas, a AIDS. O centro presta três atividades básicas: biblioteca comunitária, reforço escolar e atividades recreativas, todas abertas à toda comunidade. O grupo está empolgado com a presença no Centro Social.

Fotos: Michele D'Ávila.

1. Muito boa iniciativa!! Parabéns pelo blog! É gratificante ter feito parte disso!! Parabéns!!

2. olá, voluntários lassalistas!
    considero excelente a iniciativa de vocês... e desejo que ela traga bons resultados, tanto a vocês e mais ainda às crianças e jovens moçambicanas que serão beneficiados pelo vosso trabalho educativo!
    vou estar acompanhando de perto as notícias de vocês... sucessos e mt esperança aos moçambicanos da Beira!