quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pintando cores e possibilidades

O que ficará de significativo em Moçambique para as crianças e professores do primeiro grupo de voluntários lassalistas brasileiros? Esta foi a pergunta que fez da nossa terça-feira um dia bem especial. Realizamos uma breve avaliação após o almoço e olhamos para algumas questões, merecem destaque a iniciativa de organizarmos melhor nossas ações, pensarmos de forma mais coletiva, e conseguirmos ampliar voos mais altos. Dar mais sentido, significado às nossas ações. Retomamos algumas combinações enquanto grupo e na tarde deste dia já era perceptível o brilho no olhar, a empolgação e a coragem nas mãos para darmos ainda mais qualidade às nossas práticas.

A partir de ontem, vários voluntários iniciaram uma reorganização da Secretaria da Escola João XXIII, auxiliando na parte burocrática da digitação, organização de arquivos importantes. E também oferecendo treinamento para digitação e organização destes documentos nos computadores.
O voluntário Rafael Martins está acompanhando as aulas dos professores de Educação Física para, em breve inclusive assumir algumas aulas e subsidiar os professores moçambicanos com materiais, novidades.
Nos próximos dias estaremos dedicando à um dar “up” na biblioteca da escola. Catalogando livros, treinando os funcionários que atendem a dar uma maior qualidade no controle, registro e da oferta dos serviços.

Já no Centro de Assistência Social, na tarde de ontem foi dia de, por meio da cor, dar ainda mais vida ao espaço. A Biblioteca foi toda revitalizada por diversos voluntários, ontem foi ‘decorada’, os livros foram todos catalogados, e na manhã desta quartas as voluntárias Michele e Juliana farão um treinamento dos Educadores Adheba, Traímo, Noé e Kembo, jovens responsáveis. Outros voluntários decoraram e ambientaram ainda outras salas do Centro. O acesso ganhou cor, vida com sol, arco-íris e outros colírios para os olhos. A sala destinada a formação humana ganhou uma tela de projeção permanente, decorada com as mãos das crianças atendidas.

É... voluntariado é transformar vidas, realidades, cores, perspectivas!