terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Última semana em Moçambique...

De um lado o clima de empenho e vontade de colaborar de forma significativa, a última semana também iniciou em clima de “já acabou?”.
Inevitável pensarmos nas pessoas que criamos vínculo, nas crianças que já nos chamam pelo nome e em nós veem verdadeiros amigos e não sentir um aperto no peito. A saudade já toma conta da gente, antes mesmo de partirmos.
A semana começou movimentada, tanto na Escola João XXIII, onde um grande grupo de voluntários está fazendo uma verdadeira revolução na Biblioteca, seguem também os trabalhos junto ao RH, secretaria, financeiro e inclusive reparos em equipamentos eletrônicos e no sistema elétrico.
No Centro de Assistência Social, ontem, segunda iniciamos uma Gincana que se estenderá até a quarta-feira. Diversas atividades culturais, esportivas e recreativas estão sendo desenvolvidas, enquanto que um grupo também se dedica a ambientar o espaço.

Uma das equipes da gincana, ao todo 110 crianças participam.




Acima, a biblioteca como a encontramos e em meio à 'revolução'.
Abaixo, reunão da equipe de voluntários, com a direção da escola e os funcionários da biblioteca


Das tarefas do primeiro dia de gincana, uma das mais divertidas: revezamento do côco.

Na quinta-feira, o grupo terá suas últimas intervenções na escola. Na tarde deste mesmo dia será a despedida do Centro de Assistência Social. No final deste dia, juntamente com os Irmãos, faremos uma avaliação do projeto.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Encantamento e descanso!

 Palavras que nos fazem recordar o que vivemos no domingo. Dia que destinamos a conhecermos a praia Savane. Uma espécie de ilha, cercada de um lado pelo Rio Savane e de outro, de maneira mágica e encantadora, o Oceano Índico.
Mar calmo, limpo, praia quase deserta: assim nos encantamos com as belezas naturais de Moçambique. No merecido descanso, tivemos a graça de termos conosco a comunidade dos Irmãos Lassalistas de Beira. Brincamos juntos, rimos, convivemos. Foi outro dia memorável!
Sentiremos saudades, também deste dia...

Volunários com os Irmãos Lassalistas da Comunidade de Beira.

Praia do Oceano Índico.

Esporte aproxima e mobiliza!


A tarde do último sábado, dia 28.01, assim como todos os outros momentos foi muito marcante. Realizamos um torneio de futebol masculino e feminino no Centro de Assistência Social. Foram 12 equipes masculinas e 7 equipes femininas, e um público de fazer inveja pra muito time de futebol do Brasil. Os jogos transcorreram num clima de muita amizade e integração.
A premiação para as equipes campeãs e os goleadores de cada categoria foram camisetas de times do Brasil que os voluntários arrecadaram. Na premiação, a emoção tomou conta de todos nós. Para além do “prêmio”, o orgulho de vestir “uma ponte”, entre Brasil e Moçambique. Foi muito gratificante ver o sorriso e a alegria das crianças.
No final dos jogos, uma partida entre os meninos vencedores e os voluntários Brasileiros... Sofremos, mas ganhamos o jogo.
Parabéns aos voluntários pelo empenho e realização deste torneio!

Foto com todas as equipes e a torcida... Muita gente não!?


 Meninos vencedores, já com a premiação!

Meninas campeãs!

Quando a emoção se faz dizer pelo não dito*

Alunos da 4ª Classe tendo aula debaixo da sombra de uma árvore, por Luiz C. Selbach

Alunos da escola agrária, retornando "machamba" (serviço na lavoura), por Luiz C. Selbach

Escrever sobre nossa viagem a Mangunde foi difícil. Talvez porque nossas sensações tenham nos arrancado as palavras... Porque elas foram várias, acompanhadas por inúmeras descobertas.
Podemos falar do que fizemos por lá: até lá, uma longa e emocionante viagem de aproximadamente 300km de Chapa (Van).  Na missão, "caminhar" para conhecer a rotina da obra Lassalista, ver os alunos do internato nos recebendo, depois acompanhando sua rotina, seus dormitórios, sua janta (...) . Na sexta-feira, conhecemos o internato feminino, uma aula um pouco diferente do que temos no imaginário (foto acima), a maternidade, o centro de saúde, o rio ‘Guzi’ que alguns alunos fazem a travessia diariamente, a escola agrária, o “baobá”, uma árvore gigante típica do continente africano e,  no final da tarde da sexta-feira, o retorno à Beira, mais uma viagem emocionante de volta!
Agora o que sentimos? Penso, que o silêncio toma conta de grande parte dos nossos corações! Talvez não esteja no momento de falar sobre isso, talvez não conseguimos expressar o que sentimos, talvez não tenhamos o que dizer, talvez só queiramos não falar.
Pra mim, me vem a imagem de uma menina correndo atrás da ‘chapa’ nos acenando na despedida de lá, com um sorriso que era capaz de abraçar o mundo, um sorriso de gratidão. Gratidão pelo quê? Pela nossa presença, e só. E só? Eu não sei. Grata ela? Nós?
Eu não sei.
Cada dia que passamos aqui, menos sabemos. Mas é um “não saber” tão cheio de “Sentir”. Tão cheio de alegria, de conhecimento, de novos sonhos, outros olhares, e já... de um tanto de saudade.   E o mais engraçado é que eu sigo tentando falar, daquilo que eu não consigo dizer.  Daquilo que eu sigo buscando escrever, mas que eu só consigo sentir.
Relato elaborado pela voluntária Michele D’Ávila.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Juntos, sempre!

Incrível! Mágica! Única! Maravilhosa! Muito boa! Interessante! Um marco! Gratificante! A melhor vivência em grupo!

O que são todas estas palavras? Síntese da 2ª avaliação formal que realizamos ontem a noite! Novamente foi momento de recarregar as baterias, unir o grupo, celebrar a caminhada. Iluminados pelo evangelho de São João, onde Cristo aponta o mandamento do amor (Jo 15, 9-16) o grupo tratou de resgatar a identidade da nossa missão, fortalecendo o laço coletivo e renovando os votos do compromisso assumido ainda no Brasil.




Ainda na tarde de ontem, muitas foram as iniciativas dos voluntários: enquanto os voluntários Luiz Carlos Danesi, Raisa Sathler e Ronaldo Lopes acompanharam o Ir. Roberto Carlos ramos à UCM – Universidade Católica de Moçambique, os Voluntários Pedro Gomes, Thaisa de Oliveira, Fabiana Rodrigues.
Sandro de Oliveira e Michele D’Ávila estiveram envolvidos na preparação do Encontro de Formação de Professores que estão a atuar nesta manhã. Luiz Carlos Selbach esteve a tarde com o responsável da Pastoral da Escola João XXIII, onde ambos trabalharam no planejamento do setor para 2012. Os Voluntários Rafael Martins, Cládis de Oliveira desenvolveram atividades no Centro de Assistência Social.




Na manhã desta quinta-feira, Luiz Carlos Selbach trabalhará com o tema “Projeto de Vida” com os postulantes e os funcionários do Centro Social. O Voluntário Ronaldo Lopes está contribuindo em diversas reformulações no sistema elétrico da escola. Fabiana e Raisa estão empenhadas no setor de RH, o Prof. Danesi segue a formação sobre empreendedorismo.  Pedro, Thaisa e Cládis estão fazendo uma verdadeira revolução na biblioteca.

Movimentado nosso dia a dia por aqui, não!?

Hoje a tarde, como informamos outrora iremos até a Missão de Mangunde, por este motivo, provavelmente só voltaremos a alimentar o blog no sábado! Mas, continuem nos mandando mensagens, noticias! São importantes à cada um de nós, para o grupo e também para o projeto.

Tire tesse: estamos juntos!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Voluntariado emociona!

Seguem algumas imagens desta última semana, que dizem muito... 
Por si só retratam a emoção, a alegria e o mix de sentimentos que estamos vivendo!








Ciclone do bem

Nesta quarta-feira, o voluntário Luiz Carlos Danesi iniciou mais um projeto, uma palestra para alunos da 10º à 12ª classe. O tema foi “Empreendedorismo Social e Comunitário”, dando ênfase à importância no desenvolvimento do país. Depois das palestras, o Prof. Danesi  dará atendimento individualizado à alunos que queiram aprofundar o tema. As duas palestras ofertadas esta manhã, tiveram mais de 250 alunos.
As contribuições na parte administrativa na Escola estão sendo boas. Ir. Ivo Pavan brincando denominou a equipe que está colaborando nesta área de “ciclone”, fazendo uma alusão à intempérie que atingiu algumas regiões do País.

As voluntárias Juliana e Michele com os jovens responsáveis pelo Centro Social.

Amanhã, quinta-feira um grupo fará uma trabalho de formação de professores noutra Escola da Arquidiocese de Beira, com um grupo de aproximadamente 50 professores. Na parte da tarde estaremos nos deslocando para a Missão de Mangunde, distante xx km da cidade de Beira onde estamos. Ficaremos lá até a sexta, no final do dia. Conhecer Mangunde nos possibilitará conhecer o interior, comunidades mais tribais. O grupo está animado com a visita que faremos.

Pintando cores e possibilidades


O que ficará de significativo em Moçambique para as crianças e professores do primeiro grupo de voluntários lassalistas brasileiros? Esta foi a pergunta que fez da nossa terça-feira um dia bem especial. Realizamos uma breve avaliação após o almoço e olhamos para algumas questões, merecem destaque a iniciativa de organizarmos melhor nossas ações, pensarmos de forma mais coletiva, e conseguirmos ampliar voos mais altos. Dar mais sentido, significado às nossas ações. Retomamos algumas combinações enquanto grupo e na tarde deste dia já era perceptível o brilho no olhar, a empolgação e a coragem nas mãos para darmos ainda mais qualidade às nossas práticas.

A partir de ontem, vários voluntários iniciaram uma reorganização da Secretaria da Escola João XXIII, auxiliando na parte burocrática da digitação, organização de arquivos importantes. E também oferecendo treinamento para digitação e organização destes documentos nos computadores.  
O voluntário Rafael Martins está acompanhando as aulas dos professores de Educação Física para, em breve inclusive assumir algumas aulas e subsidiar os professores moçambicanos com materiais, novidades.
Nos próximos dias estaremos dedicando à um dar “up” na biblioteca da escola. Catalogando livros, treinando os funcionários que atendem a dar uma maior qualidade no controle, registro e da oferta dos serviços.

Já no Centro de Assistência Social, na tarde de ontem foi dia de, por meio da cor, dar ainda mais vida ao espaço. A Biblioteca foi toda revitalizada por diversos voluntários, ontem foi ‘decorada’, os livros foram todos catalogados, e na manhã desta quartas as voluntárias Michele e Juliana farão um treinamento dos Educadores Adheba, Traímo, Noé e Kembo, jovens responsáveis. Outros voluntários decoraram e ambientaram ainda outras salas do Centro. O acesso ganhou cor, vida com sol, arco-íris e outros colírios para os olhos. A sala destinada a formação humana ganhou uma tela de projeção permanente, decorada com as mãos das crianças atendidas. 

É... voluntariado é transformar vidas, realidades, cores, perspectivas!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Muito a fazer

No início da segunda semana, empenho e iniciativa são palavras que exprimem a missão dos voluntários. Enquanto alguns se envolverão na rotina da escola, o Prof. Luiz Carlos Danesi iniciará um curso, com duração de 5 dias, de “Empreendedorismo” com os postulantes Noé, Brás e Kembo.


O animador de Pastoral Luiz Carlos Selbach contribuirá no planejamento do Setor para o ano de 2012, auxiliando o Prof. Eliseu, animador de pastoral da Escola João XXIII. Outros voluntários na manhã desta segunda também auxiliaram na organização da sala da pastoral da escola.


A voluntária Juliana Mendes, acadêmica do curso de nutrição no Unilasalle está empenhada em organizar diversas questões ao cardápio da comunidade religiosa, também envolvida em algumas orientações sobre saúde na residência, na escola e no centro de assistência social.
A voluntária Cládis de Oliveira, acadêmica do curso de psicopedagogia tem realizado um belo trabalho na educação infantil, acompanhando professores, sugerindo melhorias.

Enquanto isso, os voluntários Ronaldo Silva Lopes, Pedro Gomes, mesmo ontem, domingo, estiveram envolvidos em melhorias nos equipamentos de informática de alguns irmãos e da residência.

Temos muito a fazer! Voluntariado é isso!

Fotos: Luiz C. Selbach

domingo, 22 de janeiro de 2012

Final de semana de trabalho e descanso!

Nosso final de semana teve muitas atividades, na manhã de sábado, os voluntários Sandro Oliveira e Michele D'Ávila realizaram uma atividade de formação de Professores. Aproximadamente 80, de um total de 120, professores da Escola La Salle João XXIII estiveram presentes. O trabalho foi preparado a partir de uma sondagem realizada durante a semana baseado na coleta de dados com a direção e a secretaria da escola, e também junto aos professores. Preparado com muita dedicação, o encontro teve muita troca de experiências, espaço para debate sobre a situação e perspectivas da educação em Moçambique e, muita emoção, como não poderia deixar de ser. O voluntário Sandro, deixou escapar algumas lágrimas na conclusão ao rememorar fatos pessoais, enquanto motivava todos professores, para que de mãos dadas, cantassem "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", música de Geraldo Vandré, inspirando e motivando os professores a seguirem firmes em sua vocação.

Na tarde de sábado fomos até a 'Baixa' (centro da cidade), onde, além de conhecermos um pouco mais de Beira, compramos alguns mimos e artesanatos típicos. Na noite, jantamos em um restaurante de comídas típicas. No domingo, além de reservarmos um pouco mais do tempo para descanso, alguns voluntários se envolveram na preparação de um típico churrasco gaudério, um costelão.

Continua a chover muito e, conforme algumas pessoas devem estar acompanhando pelas notícias, um ciclone tem ameaçado o litoral de Moçambique.

Foto: Formação de Professores, por Luiz Carlos Selbach

 Foto: Formação de Professores, por Rafael Martins

Foto: na chapa (Van que faz transporte dos bairros para o centro da cidade),
por Ir. Roberto Carlos Ramos

Um fraterno e forte abraço a todos os que estão nos acompanhando nessa missão e postando comentários, enviando mensagens de apoio.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ImaginAção

Estas são algumas imagens que nos mobilizaram nesta semana!
Todas as estas fotos foram clicadas pelo grupo de voluntários.









Inculturação!

Já bem mais ambientados e situados, estamos hoje (sexta-feira) completando uma semana que partimos do Brasil. Nestes últimos dois dias estivemos bastante envolvidos nas tarefas da Escola La Salle João XXIII (durante as manhãs) e nas tardes, nos dedicando mais ao Centro de Assistência Social. Ontem a noite, quinta-feira, realizamos uma avaliação celebrativa. Iluminados pelo evangelho das bem aventuranças, foi momento de tomar impulso, revisar onde estamos falhando e carregar as baterias do grupo. As imagens deste post foram fotos "de inspiração" de alguns voluntários.
Foto acima e ao lado: Ronaldo Silva Lopes

Os voluntários Prof. Luiz Carlos Danesi e a acadêmica Fabiana Rodrigues de Souza - com apoio de outros voluntários - estão contribuindo na organização da contabilidade, administração, informatizando o processo de controle e gerenciamento da escola. O Prof. Danesi, Pró-reitor de Desenvolvimento do Unilasalle Canoas, na noite desta sexta-feira oportunizará aos Irmãos da Comunidade uma Introdução à Gestão e amanhã, sábado, no setor administrativo da escola alguns voluntários farão uma intervenção implantando o Sistema "5S", instalando computadores com softwares.
Enquanto isso outros voluntários, entre eles os acadêmicos Pedro Gomes, Raisa Sathler e Thaisa Duarte Oliveira, Internacionalistas do Unilasalle RJ, estão elaborando um projeto inédito de cuidado com o meio ambiente, trabalhando na perspectiva da reciclagem do lixo, ecologia entre outros temas. Este projeto será implantado na semana seguinte. Thaisa relata que "será uma contribuição muito boa para o povo de moçambique, fazendo com que eles possa refletir sobre estas questões e comecem a ter consciencia sobre esta questão. Fico feliz em estar trazendo esta contribuição".

Outra grande boa notícia, é que desde ontem, na quinta-feira, depois de praticamente 6 meses, a chuva tem abençoado Beira.

A todos no Brasil... Queremos dizer que estamos bem, felizes, com saudades mas "emocionados" com nosso compromisso aqui.


Foto: Rafael Martins

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O acolhimento vem antes das palavras

"Ao chegarmos em Moçambique nos surpreendemos ao ver que o sorriso estampado no rosto de cada criança representa que a vida insiste em existir onde quer que ela esteja". Este depoimento do voluntário do curso de Psicologia Ronaldo Silva Lopes, consegue exprimir um sentimento coletivo que nos envolve.

Hoje, terça-feira, acompanhamos as tarefas de diversos setores da Escola João XXIII e já iniciamos de forma mais próxima as intervenções a partir da área que cada um ficou responsável de trabalhar. Além das ideias já preparadas, outros projetos estão brotando, inclusive o início do trabalho das discussões sobre meio ambiente, ecologia e cuidado com o lixo.

Nesta tarde, quando estiver amanhecendo no Brasil, iniciaremos nossa aproximação com as crianças e adolescentes do Centro de Assistência Social La Salle, um pouco mais distante da residência. Situado numa região mais pobre de Beira. Antes deste espaço, as crianças estavam na rua, sem atividades. Muitas das crianças atendidas são órfãs, com problemas de saúde e, entre estas, a AIDS. O centro presta três atividades básicas: biblioteca comunitária, reforço escolar e atividades recreativas, todas abertas à toda comunidade. O grupo está empolgado com a presença no Centro Social.




Fotos: Michele D'Ávila.

Primeiras atividades

Na segunda-feira, 16.01, iniciamos nossa aproximação com os Professores e Alunos da Escola João XXIII. Dia do início do ano letivo de 2012 em todo país, observamos que "o clima de volta às aulas estava carregado de empolgação", relata a voluntária Fabiana. Muito semelhante ao Brasil, é momento de acolhida, organização das classes (turmas) e, como não poderia deixar de ser, fomos as atrações internacionais para aproximadamente 1000 alunos no turno da manhã. Depois da apresentação dos professores da escola, de orientações disciplinares, o grupo de voluntários foi apresentado e o animador de pastoral do Unilasalle, Luiz Carlos Selbach conduziu uma dinâmica de integração que envolveu os alunos e demais voluntários e, na sequência, o voluntário Rafael Martins conduziu uma aula de ginástica geral com algumas dinâmicas. Rafael conta que "ficou emocionado com troca da experiência. Dinamizar uma atividade com um grande público como fizemos e ainda mais, desconhecido, foi desafiador e gratificante."



Na tarde, acompanhamos de forma mais discreta as aulas das classes iniciais. Na noite, realizamos uma reunião formal de planejamento e integração do grupo. Foi uma noite de muita emoção principalmente por termos assistidos depoimentos dos familiares. Sobre o conjunto desta reunião, a voluntária Michele D'Ávila comentou a seguinte frase "Que a emoção conceba nossas práticas".

domingo, 15 de janeiro de 2012

Chegamos bem!

Depois de mais de 24 horas de aeroportos e voos, hoje, 15/01, domingo, 14h10min (horário local) chegamos em Moçambique.

No Aeroporto de Porto Alegre e Rio de Janeiro, familiares acompanharam nossa partida e com certeza as palavras de ânimo, o abraço fortalecedor serão energia vital para nosso voluntariado aqui.


Foto: Luiz Carlos Selbach

Foto: Fabiana Rodrigues

Ao chegarmos em Beira, fomos muito bem acolhidos pelos Irmãos Lassalistas Ir. Raimundo (diretor da Escola João XXIII), Ir. Roberto Carlos Ramos e Ir. Ivo Pavan. Na tarde, além de nos organizarmos na 'nossa casa', caminhamos pelo bairro, conhecemos um pouco da realidade local, que muito nos impressionou e sensibilizou. Agora a noite teremos, além de uma  jantar de acolhida, uma reunião para organizarmos o primeiro dia de trabalho, que será amanhã, segunda-feira. As 7h da manhã inicia o ano letivo 2012 de Moçambique.

Amanhã... Mais notícias!