terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Última semana em Moçambique...

De um lado o clima de empenho e vontade de colaborar de forma significativa, a última semana também iniciou em clima de “já acabou?”.
Inevitável pensarmos nas pessoas que criamos vínculo, nas crianças que já nos chamam pelo nome e em nós veem verdadeiros amigos e não sentir um aperto no peito. A saudade já toma conta da gente, antes mesmo de partirmos.
A semana começou movimentada, tanto na Escola João XXIII, onde um grande grupo de voluntários está fazendo uma verdadeira revolução na Biblioteca, seguem também os trabalhos junto ao RH, secretaria, financeiro e inclusive reparos em equipamentos eletrônicos e no sistema elétrico.
No Centro de Assistência Social, ontem, segunda iniciamos uma Gincana que se estenderá até a quarta-feira. Diversas atividades culturais, esportivas e recreativas estão sendo desenvolvidas, enquanto que um grupo também se dedica a ambientar o espaço.

Uma das equipes da gincana, ao todo 110 crianças participam.




Acima, a biblioteca como a encontramos e em meio à 'revolução'.
Abaixo, reunão da equipe de voluntários, com a direção da escola e os funcionários da biblioteca


Das tarefas do primeiro dia de gincana, uma das mais divertidas: revezamento do côco.

Na quinta-feira, o grupo terá suas últimas intervenções na escola. Na tarde deste mesmo dia será a despedida do Centro de Assistência Social. No final deste dia, juntamente com os Irmãos, faremos uma avaliação do projeto.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Encantamento e descanso!

 Palavras que nos fazem recordar o que vivemos no domingo. Dia que destinamos a conhecermos a praia Savane. Uma espécie de ilha, cercada de um lado pelo Rio Savane e de outro, de maneira mágica e encantadora, o Oceano Índico.
Mar calmo, limpo, praia quase deserta: assim nos encantamos com as belezas naturais de Moçambique. No merecido descanso, tivemos a graça de termos conosco a comunidade dos Irmãos Lassalistas de Beira. Brincamos juntos, rimos, convivemos. Foi outro dia memorável!
Sentiremos saudades, também deste dia...

Volunários com os Irmãos Lassalistas da Comunidade de Beira.

Praia do Oceano Índico.

Esporte aproxima e mobiliza!


A tarde do último sábado, dia 28.01, assim como todos os outros momentos foi muito marcante. Realizamos um torneio de futebol masculino e feminino no Centro de Assistência Social. Foram 12 equipes masculinas e 7 equipes femininas, e um público de fazer inveja pra muito time de futebol do Brasil. Os jogos transcorreram num clima de muita amizade e integração.
A premiação para as equipes campeãs e os goleadores de cada categoria foram camisetas de times do Brasil que os voluntários arrecadaram. Na premiação, a emoção tomou conta de todos nós. Para além do “prêmio”, o orgulho de vestir “uma ponte”, entre Brasil e Moçambique. Foi muito gratificante ver o sorriso e a alegria das crianças.
No final dos jogos, uma partida entre os meninos vencedores e os voluntários Brasileiros... Sofremos, mas ganhamos o jogo.
Parabéns aos voluntários pelo empenho e realização deste torneio!

Foto com todas as equipes e a torcida... Muita gente não!?


 Meninos vencedores, já com a premiação!

Meninas campeãs!

Quando a emoção se faz dizer pelo não dito*

Alunos da 4ª Classe tendo aula debaixo da sombra de uma árvore, por Luiz C. Selbach

Alunos da escola agrária, retornando "machamba" (serviço na lavoura), por Luiz C. Selbach

Escrever sobre nossa viagem a Mangunde foi difícil. Talvez porque nossas sensações tenham nos arrancado as palavras... Porque elas foram várias, acompanhadas por inúmeras descobertas.
Podemos falar do que fizemos por lá: até lá, uma longa e emocionante viagem de aproximadamente 300km de Chapa (Van).  Na missão, "caminhar" para conhecer a rotina da obra Lassalista, ver os alunos do internato nos recebendo, depois acompanhando sua rotina, seus dormitórios, sua janta (...) . Na sexta-feira, conhecemos o internato feminino, uma aula um pouco diferente do que temos no imaginário (foto acima), a maternidade, o centro de saúde, o rio ‘Guzi’ que alguns alunos fazem a travessia diariamente, a escola agrária, o “baobá”, uma árvore gigante típica do continente africano e,  no final da tarde da sexta-feira, o retorno à Beira, mais uma viagem emocionante de volta!
Agora o que sentimos? Penso, que o silêncio toma conta de grande parte dos nossos corações! Talvez não esteja no momento de falar sobre isso, talvez não conseguimos expressar o que sentimos, talvez não tenhamos o que dizer, talvez só queiramos não falar.
Pra mim, me vem a imagem de uma menina correndo atrás da ‘chapa’ nos acenando na despedida de lá, com um sorriso que era capaz de abraçar o mundo, um sorriso de gratidão. Gratidão pelo quê? Pela nossa presença, e só. E só? Eu não sei. Grata ela? Nós?
Eu não sei.
Cada dia que passamos aqui, menos sabemos. Mas é um “não saber” tão cheio de “Sentir”. Tão cheio de alegria, de conhecimento, de novos sonhos, outros olhares, e já... de um tanto de saudade.   E o mais engraçado é que eu sigo tentando falar, daquilo que eu não consigo dizer.  Daquilo que eu sigo buscando escrever, mas que eu só consigo sentir.
Relato elaborado pela voluntária Michele D’Ávila.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Juntos, sempre!

Incrível! Mágica! Única! Maravilhosa! Muito boa! Interessante! Um marco! Gratificante! A melhor vivência em grupo!

O que são todas estas palavras? Síntese da 2ª avaliação formal que realizamos ontem a noite! Novamente foi momento de recarregar as baterias, unir o grupo, celebrar a caminhada. Iluminados pelo evangelho de São João, onde Cristo aponta o mandamento do amor (Jo 15, 9-16) o grupo tratou de resgatar a identidade da nossa missão, fortalecendo o laço coletivo e renovando os votos do compromisso assumido ainda no Brasil.




Ainda na tarde de ontem, muitas foram as iniciativas dos voluntários: enquanto os voluntários Luiz Carlos Danesi, Raisa Sathler e Ronaldo Lopes acompanharam o Ir. Roberto Carlos ramos à UCM – Universidade Católica de Moçambique, os Voluntários Pedro Gomes, Thaisa de Oliveira, Fabiana Rodrigues.
Sandro de Oliveira e Michele D’Ávila estiveram envolvidos na preparação do Encontro de Formação de Professores que estão a atuar nesta manhã. Luiz Carlos Selbach esteve a tarde com o responsável da Pastoral da Escola João XXIII, onde ambos trabalharam no planejamento do setor para 2012. Os Voluntários Rafael Martins, Cládis de Oliveira desenvolveram atividades no Centro de Assistência Social.




Na manhã desta quinta-feira, Luiz Carlos Selbach trabalhará com o tema “Projeto de Vida” com os postulantes e os funcionários do Centro Social. O Voluntário Ronaldo Lopes está contribuindo em diversas reformulações no sistema elétrico da escola. Fabiana e Raisa estão empenhadas no setor de RH, o Prof. Danesi segue a formação sobre empreendedorismo.  Pedro, Thaisa e Cládis estão fazendo uma verdadeira revolução na biblioteca.

Movimentado nosso dia a dia por aqui, não!?

Hoje a tarde, como informamos outrora iremos até a Missão de Mangunde, por este motivo, provavelmente só voltaremos a alimentar o blog no sábado! Mas, continuem nos mandando mensagens, noticias! São importantes à cada um de nós, para o grupo e também para o projeto.

Tire tesse: estamos juntos!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Voluntariado emociona!

Seguem algumas imagens desta última semana, que dizem muito... 
Por si só retratam a emoção, a alegria e o mix de sentimentos que estamos vivendo!








Ciclone do bem

Nesta quarta-feira, o voluntário Luiz Carlos Danesi iniciou mais um projeto, uma palestra para alunos da 10º à 12ª classe. O tema foi “Empreendedorismo Social e Comunitário”, dando ênfase à importância no desenvolvimento do país. Depois das palestras, o Prof. Danesi  dará atendimento individualizado à alunos que queiram aprofundar o tema. As duas palestras ofertadas esta manhã, tiveram mais de 250 alunos.
As contribuições na parte administrativa na Escola estão sendo boas. Ir. Ivo Pavan brincando denominou a equipe que está colaborando nesta área de “ciclone”, fazendo uma alusão à intempérie que atingiu algumas regiões do País.

As voluntárias Juliana e Michele com os jovens responsáveis pelo Centro Social.

Amanhã, quinta-feira um grupo fará uma trabalho de formação de professores noutra Escola da Arquidiocese de Beira, com um grupo de aproximadamente 50 professores. Na parte da tarde estaremos nos deslocando para a Missão de Mangunde, distante xx km da cidade de Beira onde estamos. Ficaremos lá até a sexta, no final do dia. Conhecer Mangunde nos possibilitará conhecer o interior, comunidades mais tribais. O grupo está animado com a visita que faremos.