quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mulher na machanga (plantação)

RELATOS DA MISSÃO:

Após a chegada no continente Africano, mais precisamente na cidade de Beira, em Moçambique, o grupo de voluntários lassalistas relata como vem sendo essa experiência de  missão.
Grupo da direita para a esquerda: Cátia, Antônio, Prof. Lúcia, Carolina, Thayla, Carina, Janete e Eliane.

Dia 12-01:

integração na comunidade dos Irmãos Lassalistas e  com o trabalho aqui a ser realizado!
Meninas organizando as doações de camisetas realizada pelos lassalistas brasileiros.

Dia 13-01, domingo:

missa às 7h30min na Igreja São Benedito, próxima à Casa La Salle e à Escola João XXIII. Após a missa, conversamos com várias pessoas da comunidade na praça da igreja. Conversamos com lideranças locais, entre elas, o padre Henrique, responsável pelo Instituto de Deficiência Visual e funcionárias da Escola.

Após, visitamos o Centro Social, administrado pelos Irmãos Lassalistas e uma Escola Primária Chamba I. A diferença entre a escola pública e a Escola João XXIII é abismal: enquanto na primeira, os alunos limpam as salas de aula (que não possuem portas nem energia elétrica), a segunda é organizada e limpa por funcionários contratados, e tem ventiladores em todas as salas.

Visita à escola pública.

Dia 14-01, segunda:

início (ou "arranque", no dizer moçambicano) dos encontros pedagógicos para os professores. Na escola João XXIII, o Ir. Raimundo Aguiar saudou o corpo docente (80 professores) e animou-os com uma oração participativa para celebrar o ano de 2013.

Em seguida, nossa equipe assumiu os trabalhos com a palestra intitulada "Gênero e ensino", ministrada pela prof. Dra Lúcia R. L. da Rosa e pelas voluntárias que falaram como cada área profissional vivencia o papel das mulheres no Brasil (áreas envolvidas: Thayla = ensino, Eliane = legislação, Carolina = computação, Cátia = turismo, Janete = enfermagem e Carina = comércio). O tema causou bastante polêmica entre os professores, que realizaram atividade em grupo e socializaram as discussões em plenária.

À tarde, a equipe de voluntários realizou tarefas administrativas na escola, como cadastros de matrículas de alunos e de livros na biblioteca e organização administrativa. Segundo Eliane da Silva Lucas Coffi Lirio, "conhecer a escola pública foi impactante(...). Por outro lado, a hospitalidade do povo africano, que nos recebeu de braços abertos, compensa qualquer sacrifício."

Ruas próximas da residência La Salle

Um comentário:

1. Comunidade La Salle Beira... morei nesta casa aí por quase 2 anos. Fui voluntário também pela rede La Salle (2007-8). Vi que pintaram por fora a Igreja São Benedito. Ficou linda! Saudades deste povo querido e acolhedor. Gostam de nós brasileiros assim como nós deles.
    O grupo está vivendo no Chingussura, zona da Manga?