segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Empenho e emoção: últimos dias em Moçambique

A reta final do grupo de Voluntários Lassalistas em Beira- Moçambique, tem sido marcada por muita dedicação e emoção. Como registrou Charline Pereira dos Santos "E o coração aqui começa a bater descompassado... os dias em Beira estão chegando ao fim, começam as despedidas... Na sexta-feira tivemos a despedida no Centro de Assistencia Social La Salle, dividimos dias, afetos, conhecimento, voltaremos com pedacinhos deles e eles ficarão com pedacinhos nossos!!!".

O grupo no trilho da Solidariedade. Foto: Pablo Scopel

As principais atividades realizadas na semana que passou foram, formação dos Educadores do Centro Social sobre Ética Profissional (Prof. Fernando), foram trabalhados temas como Motivação, Ética Profissional e Cuidados e Saúde com os funcionários da Escola João XXIII (Celita, Pablo e Fernando) e ainda Formação com os Professores da pré-escola (Daiane, Charline, Daiane,  e Ana).

Na sexta-feira (31.01), os educadores do Centro Social preparam uma despedida para os voluntários. Sobre este momento, Prof. Fernando Orlandi (abaixo) escreveu: "Na homenagem preparada pelas crianças do Centro Social La Salle em Beira (Moçambique) para o grupo de voluntários, Pablo Scopel captou imagens marcantes. São olhares perdidos que demonstram a falta de auto-estima decorrente da fome. Conforme explicou o Irmão Roberto Carlos Ramos, "os moçambicanos lidam o tempo todo com diversas perdas, entre elas, de familiares que já morreram muito cedo. Assim os voluntários passam a ser a alegria deles. E quando esses voluntários vão embora, fica tudo sem graça, e eles tem que assimilar as perdas novamente." Que grupos de voluntários continuem a vir para Moçambique para que tais perdas sejam minimizadas".

Sobre a experiência, como um todo, o emocionado depoimento do Voluntário Pablo Scopel (foto abaixo) traduz a magnitude da experiência que este grupo está vivendo:
"Depois da segunda semana na cidade de Beira, aprendi a aceitar certas verdades, em meio a miséria que as pessoas vivem, há muita beleza e alegria nessas pessoas, pois elas te olham admiradas, dão um sincero bom dia e sempre com um lindo sorriso estampado no rosto. Não se baseia somente em pobreza, mortalidade e em nosso maldito preconceito. Dia após dia me deparo com realidades diferentes das que me ensinaram ou aprendi, assim reflito como são meus dias longe de casa, como é fácil e simples ser feliz com TÃO pouco. A “união” que essa cultura nos mostra diariamente é uma coisa que ainda não consigo explicar ou descrever, mas de alguma forma quando a presencio é EMOCIONANTE. Difícil mesmo é olhar pra tudo isso e chegar a conclusão: Se o que nós somos, o que sentimos, o que vivemos e o que pensamos é a forma certa de fazermos a vida valer a pena".

Os Voluntários permanecem em Beira até quinta-feira, quando embarcam para a África do Sul para um merecido descanso e passeio!

Um comentário:

1. Parabéns ao grupo de voluntários! Voltei a me emocionar lendo os depoimentos de vocês, realmente é uma vivência inigualável.