sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O trabalho voluntário faz bem para quem precisa: Você!!!


Um diferencial na formação acadêmica e humana, são estes os princípios norteadores do Programa Solidariedade e Voluntariado do Unilasalle.

Acesse a matéria dos projetos do voluntariado na Revista Intervalo e conheça o novo Programa de Solidariedade e Voluntariado e inscreva-se:


Mais informações: pastoral@unilasalle.edu.br ou pelo fone: 3476.8587

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Viva La Salle...


Hoje nós Lassalistas estamos em festa, pois é dia de celebramos o legado construído por São João Batista de La Salle, fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, a Rede La Salle. Parabéns a todos nós: Estudantes, Professores e Colaboradores que mantemos viva essa bonita missão que visa educar com excelência crianças, jovens e adultos para o "bem viver".



Click aqui e conheça mais sobre São João Batista de La Salle.





terça-feira, 11 de março de 2014

Voluntários atuam em atividades de educação e saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Unidade Móvel de Saúde do Unilasalle Canoas realizou na  segunda-feira, dia 10/03, das 8h às 18h, em frente ao Castelinho (entrada da Rua 15 de Janeiro) onde voluntários desenvolveram ações de educação em saúde visando ao bem-estar da mulher. Os atendimentos foram realizados pelos alunos, voluntários e docentes dos cursos de graduação responsáveis pelo projeto Saúde da Mulher, ligado às Clínicas Integradas da Saúde com seus respectivos alunos.

 As principais abordagens foram:


Você sabe o que é ter Qualidade de Vida?
É ter a união de diversos fatores que nos proporcionam EQUILÍBRIO.
Envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, e outras circunstâncias da vida.
 
Para manter-se saudável
Deve-se entender que em alguns momentos devemos ser  tolerantes com as frustrações e que precisamos ter  persistência para atingir nossos objetivos;
Evite consumo de drogas,  álcool e cigarro;
Evite auto medicação;
Pratique sexo  saudável, prazeroso, e seguro;
Reserve tempo para si, para o lazer e convivência com os amigos e família;
Lembre-se: que uma refeição colorida pode contemplar os nutrientes necessários para sua saúde;
Durma bem e faça atividades corporais regularmente;
Previna doenças. Faça revisões de saúde periódicas;
 
Dicas de bem-estar na família
Reserve momentos  para você e seu companheiro (a);
Cada família deve estabelecer suas próprias regras, deixando claro os limites;
Olhe, converse e participe da vida de seu filho(a), deixe-o falar. Respeite sua individualidade.
Ajude seu filho(a) a definir metas e tolerar suas  dificuldades.
Conheça os amigos de seu filho(a) e seus  pais.
Estimule seu filho(a) a se entusiasmar com seus êxitos e com suas próprias qualidades.
Lembre-se: você tem direitos e estatutos, informe-se;

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

#VemSerVoluntário/a!!!

Ao iniciarmos o ano acadêmico de 2014, queremos difundir amplamente uma experiência única que você acadêmico do Unilasalle pode viver durante a vida acadêmica: O Voluntariado!

As estatísticas do Programa de Solidariedade e Voluntariado, gestado pela Pastoral Universitária vem mostrando que cada vez mais, crescemos em qualidade e quantidade em termos de iniciativas solidárias e principalmente, em interessados em voluntariar!


No ano de 2013 foram 531 pessoas que realizaram algum serviço voluntário, mediados por este Programa. Em relação à 2012, um crescimento de 26%.
Em se tratando de tempo empenhado, forma aproximadamente 30 mil horas em projetos que ocorreram internamente, aqui no Unilasalle até Beira, em Moçambique.

Hoje, 21 de fevereiro, no encarte + Canoas (Jornais Zero Hora e Diário Gaúcho) demonstra a seriedade do nosso compromisso com os projetos que convidamos e envolvemos acadêmicos. A experiência missionária em Moçambique, pelo terceiro ano consecutivo é sinal vivo da continuidade da obra lassalista, também por meio do voluntariado!



Em 2014, vem ser voluntário(a)!
Procure a Pastoral Universitária, informe-se!

Vamos fazer a diferença!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Empenho e emoção: últimos dias em Moçambique

A reta final do grupo de Voluntários Lassalistas em Beira- Moçambique, tem sido marcada por muita dedicação e emoção. Como registrou Charline Pereira dos Santos "E o coração aqui começa a bater descompassado... os dias em Beira estão chegando ao fim, começam as despedidas... Na sexta-feira tivemos a despedida no Centro de Assistencia Social La Salle, dividimos dias, afetos, conhecimento, voltaremos com pedacinhos deles e eles ficarão com pedacinhos nossos!!!". 

O grupo no trilho da Solidariedade. Foto: Pablo Scopel

As principais atividades realizadas na semana que passou foram, formação dos Educadores do Centro Social sobre Ética Profissional (Prof. Fernando), foram trabalhados temas como Motivação, Ética Profissional e Cuidados e Saúde com os funcionários da Escola João XXIII (Celita, Pablo e Fernando) e ainda Formação com os Professores da pré-escola (Daiane, Charline, Daiane,  e Ana).





Na sexta-feira (31.01), os educadores do Centro Social preparam uma despedida para os voluntários. Sobre este momento, Prof. Fernando Orlandi (abaixo) escreveu: "Na homenagem preparada pelas crianças do Centro Social La Salle em Beira (Moçambique) para o grupo de voluntários, Pablo Scopel captou imagens marcantes. São olhares perdidos que demonstram a falta de auto-estima decorrente da fome. Conforme explicou o Irmão Roberto Carlos Ramos, "os moçambicanos lidam o tempo todo com diversas perdas, entre elas, de familiares que já morreram muito cedo. Assim os voluntários passam a ser a alegria deles. E quando esses voluntários vão embora, fica tudo sem graça, e eles tem que assimilar as perdas novamente." Que grupos de voluntários continuem a vir para Moçambique para que tais perdas sejam minimizadas".




Sobre a experiência, como um todo, o emocionado depoimento do Voluntário Pablo Scopel (foto abaixo) traduz a magnitude da experiência que este grupo está vivendo:
"Depois da segunda semana na cidade de Beira, aprendi a aceitar certas verdades, em meio a miséria que as pessoas vivem, há muita beleza e alegria nessas pessoas, pois elas te olham admiradas, dão um sincero bom dia e sempre com um lindo sorriso estampado no rosto. Não se baseia somente em pobreza, mortalidade e em nosso maldito preconceito. Dia após dia me deparo com realidades diferentes das que me ensinaram ou aprendi, assim reflito como são meus dias longe de casa, como é fácil e simples ser feliz com TÃO pouco. A “união” que essa cultura nos mostra diariamente é uma coisa que ainda não consigo explicar ou descrever, mas de alguma forma quando a presencio é EMOCIONANTE. Difícil mesmo é olhar pra tudo isso e chegar a conclusão: Se o que nós somos, o que sentimos, o que vivemos e o que pensamos é a forma certa de fazermos a vida valer a pena". 



Os Voluntários permanecem em Beira até quinta-feira, quando embarcam para a África do Sul para um merecido descanso e passeio!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Primeira semana de grandes experiências!



"Simplesmente percebemos o quanto damos valor as coisas erradas!!! Muitas vezes um simples olhar, um abraço, um pouco de atenção podem fazer a diferença na vida de alguém... " Este é o depoimento de Daiane de Souza (foto), acadêmica de Pedagogia da Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde - MT, que integra o grupo de 7 voluntários lassalistas que há uma semana está em Beira Moçambique.

Nestes primeiros dias o grupo dedicou-se à conhecer a Escola João XXIII, o Centro de Assistência Social La Salle e também um pouco da Cidade. Muitas atividades já realizadas entre elas a sensação levada pelo Voluntário Pablo, o Slackline. Ontem (22) o grupo iniciou suas contribuições na Semana Pedagógica na Escola João XXIII que possui ensinos infantil, fundamental e médio. As principais contribuições serão sobre aprendizagem, metodologias e avaliação.

Voluntária Daiane de Souza

 Prof. Fernando acompanhando os primeiros passos das crianças e adolescentes no Slacklineno Centro de Assitência Social.

 Formação de Professores na Escola João XXIII

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Voluntariado em Moçambique 2014...Começou!!!

Chegaram na cidade de  Beira - Moçambique, para mais uma missão, voluntários Lassalistas pertencentes as Comunidades acadêmicas das Instituições de Ensino Superior da Rede La Salle no Brasil.  O projeto que acontece desde de 2011 já está em sua 3ª edição e neste ano conta com os seguintes voluntários: 
  • Ana Maria Valle Paixão Grespan (Pedagogia - Unilasalle Canoas)
  • Celita Fraporti (Mestranda - Unilasalle Canoas)
  • Charline Pereira dos Santos (Colaboradora - Unilasalle Canoas)
  • Daiane de Godois Fritsch (Pedagogia - Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde)
  • Daiane de Souza (Pedagogia - Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde)
  • Fernando Orlandi (Diretor de acadêmico - Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde)
  • Pablo Scopel (Comunidade - Lucas do Rio Verde)
Da dir. para a esq.  Ana Maria  Grespan (de chapéu), Profº Fernando Orlandi, Pablo Scopel, Charline dos Santos, Daiane Godois, Celita Fraporti e Daiane Souza
 O grupo ficará em Moçambique  até o dia 09/02, onde desenvolverá atividades de  Formação e capacitação de professores e colaboradores Lassalistas; Palestras, workshops e oficinas vivenciais de produção de brinquedos e jogos pedagógicos junto aos grupos docentes e atendidos; Atendimentos e ações relacionadas à área da saúde; Atividades junto à comunidade educativa (crianças, adolescentes, jovens e pais) das instituições Lassalistas, tais como: contação de história, oficina de teatro, jogos e brincadeiras, gincana recreativa, torneio esportivo e oficinas de slackline, dentre outras atividades.



Grupo de voluntários no aeroporto na ida para Moçambique.
 Fique ligado, no blog solidariedade e voluntariado e acompanhe de perto essa missão! 




Chegada na Comunidade La Salle Beira.