quinta-feira, 2 de maio de 2013

Unilasalle participa de Fórum Internacional

Promovido pelo Instituto Ame, o Fórum debateu o esporte no combate à fome, além de apresentar estudos de caso de sucesso no Brasil e no exterior e contou com o apoio de mais de 20 Voluntários de diversos cursos do Unilasalle.


No dia 27 de abril, aconteceu a sexta edição do VI Fórum Internacional Integrando Meio Ambiente à Vida, em mais uma promoção do Instituto Arte, Acessibilidade, Meio Ambiente e Educação - AME. O evento aconteceu no Palácio da Justiça do RS e contou com palestras sobre o tema “O Esporte contra a Fome”, resultando em um dia de ricos debates e contribuições importantes sobre o tema. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o dia de atividades. 
Luiz A. Rebouças, Jean Michel Pivin, Renato Borghetti e Noara Tubino
Noara Tubino e Arno Duarte, da AGCO do Brasil

O evento iniciou com a apresentação musical da Fábrica de Gaiteiros, projeto social capitaneado pelo músico Renato Borghetti que valoriza o folclore gaúcho e retoma a fabricação artesanal do acordeon ao mesmo tempo em que resgata o amor pelo instrumento. O projeto acontece com crianças de Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, São Gabriel e Tapes. 




A mesa de abertura do VI Fórum foi composta pela Diretora-Presidente do Instituto AME, Noara Tubino, por José Batista, Diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e por Otávio Augusto de Freitas Barcellos, desembargador representante do Tribunal de Justiça, que disse que “o Poder Judiciário sempre será parceiro de iniciativas pioneiras como esta”, ressaltando a importância dos temas debatidos. Noara disse que a eventos assim vão de encontro à missão do Instituto Ame, que é um facilitador entre o governo e a iniciativa privada que busca promover mudanças concretas na sociedade. 

Da esquerda para a direita: Otávio Augusto de Freitas Barcellos, desembargador representante do Tribunal de Justiça, Noara Tubino, e José Batista, Diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.



 A primeira palestra do dia foi de Jean Michel Pivin, da Federação Francesas dos Bancos Alimentares, que falou sobre a experiência dos Bancos de Alimentos na França e na Europa, desde seu surgimento, passando pela forma como funcionam nos países europeus – ao todo, o povo europeu conta com 97 Bancos de Alimentos, que atuam em 10 regiões diferentes e mobilizam cerca de 4.500 voluntários. Jean Michel ainda relatou cases de sucesso e as dificuldades encontradas pela instituição nos diferentes países da Europa.

Jean Michel Pivin
A palestra seguinte foi ministrada pela Profa. Dra. Denise Zaffari, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ela falou sobre o trabalho que desenvolve junto ao Banco de Alimentos do RS, e sobre as ações desenvolvidas dentro da preocupação com a nutrição de quem se beneficia do Banco. Entre os projetos, citou o Nutrindo o Amanhã, a Oficina do Sabor, o Primeiros Passos e o Cozinha Nota 10, que reflete a preocupação com um interesse por gastronomia e nutrição nas crianças e adolescentes beneficiados pelo programa. 

Profa. Dra. Denise Zaffari
Em seguida, a Unilasalle trouxe um pouco de sua experiência pioneira com voluntariado em palestra da Profa. Dra. Lucia  Regina Lucas da Rosa, Diretora de Graduação; e de Luiz Carlos Selbach, Coordenador da Pastoral Universitária. Os dois trouxeram relatos emocionantes do engajamento da instituição em projetos e ações sociais aqui do Brasil, de Moçambique e uma futura parceria com a Colômbia, além das ações que promovem para incentivar o voluntariado entre os alunos da universidade.

Da esquerda para a direita Luiz Selbach e a Profa Dra Lúcina Regina Lucas da Rosa e

O tema da palestra seguinte foi o projeto de pesquisa em Gastronomia Regional do RS, apresentado por Jussara Pereira Dutra, Coordenadora geral da Ala Residencial do Palácio Piratini, que também falou sobre a relação entre gastronomia e sustentabilidade. Ela ainda explicou como está sendo realizado o importante projeto que reúne receitas e modos de fazer típicos do nosso Estado, e contou um pouco sobre o projeto da horta do Palácio Piratini, que hoje faz parte do roteiro de visitação e supre a cozinha do Palácio.

Jussara Pereira Dutra

Jussara Pereira Dutra e Noara Tubimo
Na tarde, quem falou foi José Batista, trazendo o tema “Agricultura Familiar” e sua experiência como Diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. A Secretaria foi criada em 2011 e, desde então, rege a atuação da CEASA e da Emater, e de famílias quilombolas, indígenas, assentadas e que dependem da agricultura familiar. Trouxe dados sobre pessoas que vivem na extrema miséria e, inclusive, dependem do programa Bolsa Família no interior do Estado, e dados sobre o êxodo rural e suas tentativas para conter e incentivar os jovens a seguirem trabalhando no campo. 
Sr. José Batista
Em seguida, Paulo Renê Bernhard, Superintendente dos Bancos Sociais do RS, falou sobre a história e atuação pioneira do Banco de Alimentos em Porto Alegre. Ainda trouxe dados alarmantes sobre a fome no Brasil e as medidas que cada cidadão pode tomar para evitar o desperdício de alimentos e incentivar a coleta de doações para quem mais precisa.

Sr. Paulo Renê

Da esquerda para a direita: Noara Tubino, Luiz Antônio Reboulas, Jean Michel Pivin e a intérprete, Priscila  Carmona.

Jean Michel Pivin, Denise Zaffari, José Batista e Paulo Renê fizeram, em seguida, um debate sobre as experiências do Banco de Alimentos no Brasil e na Europa, melhores práticas que podem ser intercambiadas. “O forte contato e parceria do Banco com a universidade é uma das iniciativas que pretendo levar aos meus colegas europeus, já que traz novas pessoas à pensar pelo bem comum de quem se benificia dos Bancos de Alimentos e conhecimentos importantes agregados”, explica.

Da esquerda para a direita: a intérprete Priscila Carmona, Jean Michel Pivin,  Paulo Renê, Denise Zaffari e José Batista.
Após o debate, o tema foi o esporte como superação de vida e estratégia social de combate à fome e miséria. Pedro Paulo Guimarães representou a Secretaria de Esporte e Lazer do RS e falou sobre as iniciativas feitas para incentivar o esporte paralímpico e políticas públicas para incentivar ainda mais a prática do esporte em nosso Estado. Seguindo a programação, o esgrimista Maurício Stempniak contou sua comovente história de vida e superação de um acidente que sofreu aos 21 anos e mudou para sempre sua vida – e como  o esporte o ajudou a superar estas dificuldades e o trouxe uma nova perspectiva de vida.

Pedro Paulo Guimarães
O encerramento foi feito por um debate entre Pedro Paulo Guimarães e os paratletas Maurício Stempniak, esgrimista, e  Guacir Dellano Bueno, presidente da Associação dos Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência. Eles ressaltaram como o esporte auxilia no aumento de autoestima de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e sua importância para que todos envolvidos tenham muito mais qualidade de vida.
Da esquerda para a direita: o Paratleta Maurício Stempniak, esgrimista, e  Guacir Dellano Bueno, presidente da Associação dos Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência.

Da esquerda para a direita: Pedro Paulo Guimarães, o  paratleta Maurício Stempniak, esgrimista, e  Guacir Dellano Bueno, presidente da Associação dos Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência.
Para Noara Tubino, diretora do AME, o saldo final do Fórum foi mais do que positivo. “O debate rico porque trouxe levantamentos inéditos e a possibilidade de um intercâmbio tão importante entre o Brasil e a Europa no que tange ao cuidado com nutrição e alimentação, e ainda culminou com relatos emocionantes da importância do esporte na vida de todos os cidadãos”, disse.
FONTE: Assessoria de imprensa do Instituto AME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário