quinta-feira, 22 de março de 2012

Relatos de aprendizado e crescimento


Voluntários do Unilasalle que participaram da missão para Moçambique relataram à comunidade, na última quarta-feira, dia 14/03, a experiência de ter estado durante 15 dias entre os africanos em janeiro deste ano, compartilhando sentimentos, conhecimento e cultura. Falando sobre a realidade do país, um dos 10 mais pobres do mundo, os voluntários resgataram a história política de Moçambique para contextualizar o trabalho realizado com o povo, considerado muito alegre segundo os depoimentos. “Eles estão felizes o tempo todo. Não pela forma que eles vivem, mas pelo que eles têm” falou Ronaldo Lopes, acadêmico de Psicologia, que também trouxe informações sobre a devastação causada pela Guerra Civil que o país viveu entre 1976 e 1992.

“Vivenciamos lá a inter e transdisciplinaridade que tanto falamos em sala de aula. Encaramos novos papéis e crescemos muito como grupo. Não poderia imaginar essa experiência sozinha”, falou Michele, psicóloga e estudante do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle.

Juliana Mendes, acadêmica da Nutrição, falou sobre a emoção. “Cada vez que a gente lembra a gente chora. É muito difícil explicar o que vivemos, teve muito carinho e afeto”. Cládis de Oliveira, acadêmica de Psicopedagogia disse que se sentiu muito amada. “Enchi-me daquela energia que até nos surpreende. Perguntei para uma das crianças porque ela era tão feliz e ela respondeu: sou feliz porque tenho meu irmão”.

Cada um dos voluntários falou um pouco das atividades e dos ensinamentos que vivenciaram em grupo, com as mais de 800 crianças da Escola La Salle João XXIII e no Centro de Assistência Social. Luiz Selbach, animador de Pastoral e também voluntário, esclareceu dúvidas daqueles que pensam em se candidatar para a próxima missão de voluntariado. As inscrições estão abertas, mais informações aqui.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Não somos mais os mesmos...


Há sessenta dias - entre os dias 14 de janeiro e 05 de fevereiro de 2012 - um grupo de Voluntários Lassalistas iniciou uma caminhada inédita, que consolidou e apresenta diversas possibilidades de aproximação entre as IES Lassalistas do Brasil e as Escolas e Obras Lassalistas em Moçambique, no continente Africano.  A frase que inspira o convite, é a expressão viva do que este grupo está sentindo, vivendo e quer compartilhar!

Portanto, a Pastoral Universitária vem convidar para encontro, um momento
oficial com depoimentos, mostra de fotografias (...), um
Relato do Primeiro Grupo de Voluntários Lassalistas Brasil Moçambique:

QUANDO: Quarta-feira, 14 de março.
 

HORÁRIO: 18h as 19h

LOCAL: Auditório do Prédio 15 - 3º andar - Unilasalle Canoas.






O evento é aberto à acadêmicos, colaboradores do Unilasalle e comunidade em geral. Enfim, pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o Voluntariado Lassalista, sobre Moçambique, sobre a vida e suas manifestações...

Organize-se, convide outras pessoas que julgares ter interesse e porventura não tenham acesso à este convite!

Interessados em inscrever-se no Projeto Voluntários Lassalistas Brasil-Moçambique para 2013, participem!!!




Inscreva-se já: pastoral@unilasalle.edu.br

  
Fotografia de uma sala de aula, 
debaixo de uma árvore em Mangunde - Moçambique
Por Luiz C. Selbach.